Reiki – quantitativo e qualitativo

As iniciações do Reiki promovem mudanças no sistema energético do ser humano. Cada iniciação oferece dois tipos de mudanças, que vai culminar no nível 3A, considerando o sistema Usui Tibetano.

Podemos falar destas mudanças em dois termos:

  • mudanças quantitativas;

  • mudanças qualitativas.

Estas mudanças permitem que o reikiano ofereça a energia do Reiki primeiramente para si mesmo e pessoas próximas como esposa, filhos e amigos próximos, no nível I. Depois para outras pessoas em qualquer época e qualquer local, nível II. Finalizando com a capacidade de atuar no aspecto espiritual e para grupos de pessoas, nível 3A. O último nível, o 3B, permite que o reikiano se torne um mestre em Reiki e faça iniciações, ou seja, torne outras pessoas reikianas.

Bambu do Reiki

As mudanças quantitativas e qualitativas estão interligadas mas uma não impede que a outra se desenvolva. Vamos começar falando das mudanças quantitativas.

Aumentos quantitativos dizem respeito a capacidade cada vez maior do reikiano canalizar a energia Reiki. No desenho acima, figura A, observe que a mudança do nível do reikiano faz com que o diâmetro do círculo aumente, ou seja, o círculo do nível II é maior do que o do nível I.

A mudança quantitativa diz respeito a um incremento na quantidade de energia que o reikiano é capaz de canalizar. A iniciação do nível II produz este aumento mas não apenas a iniciação oferece isto. Um reikiano nível I com muitos anos de prática pode por si só obter este aumento de quantidade.

A quantidade de energia canalizada em cada nível do reikiano depende de vários fatores. Não há uma constante, ou seja, não podemos dizer que todo reikiano nível I irá canalizar a mesma quantidade de Reiki.

Qual a razão da diferença de quantidade de energia Reiki canalizada por reikianos de mesmo nível e mesmo tempo de iniciação?

São várias as razões:

  • cada um de nós é uma pessoa diferente;

  • cada um de nós é uma pessoa que se desenvolve em um ritmo diferente;

  • cada um de nós tem uma história de vida particular;

  • mesmo pessoas com idades e formações semelhantes se desenvolvem de forma diferente;

  • cada um de nós tem um foco diverso na vida;

  • a medida que vamos crescendo aprendemos a trabalhar com energia de forma diversa uns dos outros;

  • a força de vontade, determinação e a disciplina variam muito de pessoa para pessoa;

  • os traumas, bloqueios, dificuldades e forma de encarar estes momentos variam muito de pessoa para pessoa;

  • momento psicológico de cada um é diferente.

Estes são alguns dos fatores que influenciam a capacidade de cada reikiano canalizar a energia do Reiki. Nenhum deles é rígido, com vontade e determinação pode ser superado, mas cada um sabe o quanto quer investir no seu próprio crescimento.

Podemos dizer com toda a certeza que ter uma capacidade menor do que outro reikiano não é algo comprometedor ou digno de vergonha. Pelo contrário, iniciar uma jornada de crescimento, seja com o Reiki ou com outra técnica, pensando apenas em ser mais, em superar o outro não é algo desejável.

Bambu do Reiki - 2

A capacidade de canalizar energia Reiki pode ser vista como o interior de um bambu, podemos usar a analogia desta planta ao pensarmos sobre o desenvolvimento do reikiano. Um texto interessante pode ser lido aqui.

Assim, após a iniciação, cada um dos novos reikianos começa a sua jornada no desenvolvimento de usa própria e particular capacidade de canalizar energia do Reiki.

Observando a figura B, acima, podemos observar que dois reikianos que fizeram a iniciação em um mesmo momento possuem capacidades diferentes de canalizar Reiki de nível I.

Pode-se dizer que o reikiano da esquerda possui bem mais bloqueios do que o da direita. Isto é representado pela área mais escura dentro do círculo, que é visivelmente menor. Esta diferença é fruto do que expliquei acima, com a listagem de fatores.

A medida em que damos continuidade a nossa jornada, buscando o crescimento pessoal, nos desenvolvendo dentro da técnica vamos eliminando os bloqueios que ainda temos como canais de Reiki, vamos melhorando como reikianos e nos tornando capazes de canalizar ainda mais energia.

As iniciações, nos demais níveis do Reiki, a prática, bem como a incorporação outros sistemas, vão promover também a purificação do canal, ou seja, a eliminação dos bloqueios. O que é muito desejável.

Por outro lado, temos o aspecto qualitativo. A cada nível do Reiki está associado uma qualidade de energia que será canalizada.

Na figura A podemos observar esta mudança de qualidade. A cada novo nível que incorporamos uma alteração na qualidade se manifesta:

  • um reikiano nível I irá canalizar energia vital, física;

  • um reikiano nível II irá canalizar energia de nível I e terá o acréscimo da qualidade de energia do aspecto emocional e também do aspecto mental;

  • um reikiano de nível 3A poderá canalizar além das qualidades citadas anteriormente um outro aspecto chamado de espiritual.

Ao final do ciclo básico de iniciações o reikiano estará apto para canalizar energia Reiki capaz de atender todos as facetas do ser humano: físico, emocional, mental e espiritual.

É preciso se observar alguns pontos importantes:

  1. por mais que o reikiano se desenvolva ele irá apenas canalizar mais energia, quantidade, dentro do seu próprio nível. Um reikiano nível I não poderá chegar as qualidades emocional ou mental;

  2. a qualidade da energia canalizada é sempre igual, independente do tempo e do nível do reikiano. Por exemplo, um mestre em Reiki, nível 3B, irá canalizar a mesma qualidade de energia vital, física, de um reikiano nível I. O que vai diferir é a quantidade, um mestre em Reiki tem uma capacidade de canalizar muito mais energia vital do que um reikiano nível I, mas apenas isto, pois a qualidade da energia, ser do nível I, é a mesma para ambos;

  3. diferenças na quantidade de energia Reiki canalizada influencia apenas o tempo de aplicação. Um reikiano de nível I passa mais tempo em uma determinada posição de aplicação que um reikiano nível II. Mas os dois canalizam a mesma qualidade, energia física;

  4. diferenças na qualidade da energia são fundamentais no resultado da aplicação. A medida em que avança, incorporando novos níveis, o reikiano pode oferecer um tratamento mais amplo com a energia do Reiki, atuando em níveis mais elevados;

  5. não existe diferença entre as iniciações de Reiki feitas por mestres diferentes em termos de resultado final, ou seja do reikiano que se forma. O que existe são vivências e percepções diversas advindas das formações e crenças de mestres diferentes. Um reikiano de nível I iniciado por dois mestres diferentes terá a capacidade particular de canalizar energia Reiki de nível I, por exemplo. Mas será a mesma qualidade, embora a quantidade possa variar conforme os itens mencionados anteriormente.

Então temos aqui explicado estes dois aspectos da energia do Reiki, que muitas vezes não é percebida pelos reikianos da forma apropriada.

Esta concepção é fruto de estudo e de observações práticas ao longo de muitos anos de tratamentos e de iniciações, lidando e observando com reikianos de vários níveis e origens.

Anúncios

3 comentários sobre “Reiki – quantitativo e qualitativo

  1. Olá eu gostaria de saber se pode abrir desbloquear e alinhar os Chakras com o método do Reiki por que sempre que eu vou meditar pra alinhar eu sinto dores fortes e eu acho que é o segundo e o terceira chakra esta bloqueado. sera que vc pode me informar ou falar o que devo fazer. Obrigada

    Curtir

    • Olá Elza,

      Sim, o Reiki alinha e desbloqueia os chakras e harmoniza todo o nosso ser. Se você procurar um terapeuta Reiki irá usufruir destes benefícios.
      Entretanto, as dores que você menciona necessitam uma abordagem mais prática. É preciso verificar se a sua postura física na meditação não está prejudicando sua coluna ou mesmo pressionando um órgão interno.
      Eu te aconselharia procurar um médico de sua confiança e fazer alguns exames.

      Curtir

  2. Pingback: Vídeo sobre a questão da quantidade e da qualidade do Reiki | R e i k i

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s