Reiki e o respeito ao outro

Um aprendizado muito importante que o Reiki nos oferece refere-se sobre o respeito para com o outro.

Nem sempre o reikiano está atento para este detalhe e muitas vezes terapeutas que trabalham com o Reiki também não se percebem deste fato.

Mas como funciona esta questão do respeito para com o outro?

Eu penso da seguinte forma: o reikiano é apenas um canal de energia.

Assim, o reikiano não cura ninguém, não promove mudanças nem melhorias na pessoa ou na vida do outro.

Muitas vezes o nosso ego nos leva a pensar de forma contrária a que eu expressei acima. Creio também que é algo bem fácil deixar-se levar por este tipo de pensamento. Afinal quando um cliente consegue promover uma mudança importante em sua vida após uma aplicação de Reiki nada mais natural que ele agradeça ao terapeuta. Junte a isto vários e vários agradecimentos e a fórmula para um aumento exagerado da importância que o terapeuta tem de si mesmo está completa.

Este tipo de atitude é muito complicada. Gera uma ligação nefasta entre o terapeuta e o cliente. Realmente cria-se uma relação doentia entre os dois. Um doando a sua própria energia e o o outro abastecendo-se com ela.

Quando o terapeuta reikiano estabelece um relação destas, com uma falsa imagem de cura, gera uma sintonia onde o que está sendo enviado não é Reiki e sim o próprio Ki do terapeuta. Somando um número considerável de clientes nesta situação o que acontecerá em breve é que o terapeuta estará comprometendo a sua própria saúde no processo. Ou seja, acabará adoecendo. E muitas veze nem se percebe da origem dos seus problemas.

O aprendizado que o Reiki oferece aqueles que estão atentos e comprometidos com a essência da técnica é o respeito ao outro. Que se expressa no entendimento de que cada um de nós tem um ritmo diferente, uma necessidade diferente e uma vida diferente. Cada um de nós precisa passar por fases de alegria na vida e também por fases de sofrimento. Aproveitar bem estes dois momentos implica em crescimento, em fortalecimento, em aumento da nossa própria energia.

Entretanto, nem todos querem passar por um processo como este, preferem dar a sua energia para os outros e obter uma fonte de desculpas para tudo o que ocorre em suas vidas.

Essencialmente a técnica do Reiki pede que o reikiano se torne um canal para esta energia. Tornar-se um canal implica que o reikiano não interfere na energia que será canalizada. Nem em quantidade, qualidade ou uso da mesma.

Quem define quanto de energia e em que ela será usada é o próprio cliente, através do seu Eu Superior.

Assim, cabe ao reikiano evitar qualquer tentativa de invadir a vida do cliente e sugerir, achar, indicar, pedir, oferecer qualquer tipo de ajuda. Este estado de não invasão, de respeito ao momento do outro e traduz em uma ótima canalização de energia Reiki.

O reikiano idealmente não deve achar nada, indicar nada, opinar sobre nada da vida do cliente e muito menos decidir por ele. Também não deve se compadecer da dor ou do momento difícil que o cliente está passando. Mantendo-se isento ele não irá comprometer a sua própria energia e poderá oferecer uma aplicação de Reiki de alta qualidade.

O mestre Mikao Usui já dizia: é preciso esvaziar-se!!

O esvaziar-se é adotar um posição de respeito, é evitar a intromissão na vida do outro. É também controlar o próprio ego e não deixá-lo se inflar com a falsa ideia de que se é poderoso ao ponto de mudar a vida de outro ser.

Ao mesmo tempo isso não significa que o reikiano deve se tornar uma pessoa fria, insensível e distante. Pelo contrário, ao demonstrar um profundo respeito pelo outro isso vai ser percebido nas suas ações e na sua energia, o que irá inspirar sentimentos verdadeiros e profundos, capazes estes sim de auxiliar na cura.

Este processo também é parte de uma longa aprendizagem, em um ritmo particular que cada um de nós empreende.

Mantenha-se isento durante a aplicação de Reiki. Não se intrometa na vida do outro, apenas mantenha-se disponível para canalizar o Reiki.

Isto é mais do que suficiente!

:>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s