Os Ciclos e a nossa vida diária

Existem diversos ciclos na natureza mas o homem moderno parece que se esqueceu deles ou então que não tem paciência para reconhecê-los e aproveitar o que cada um pode oferecer.

Este distanciamento nos mostra também o quanto nos distanciamos do nosso corpo físico, o quanto nos acostumamos a considerar esta maravilhosa ferramenta apenas uma carcaça cheia de limitações e dificuldades.

O primeiro ciclo natural que temos é a sucessão de dias e noites, o ciclo Diário. Este ciclo influencia diretamente a nossa vida e é o que menos ignoramos. Sono e fome nos lembram constantemente que o dia está passando, a noite vem chegando…

O próximo ciclo em termos de importância, na minha opinião, é o ciclo Solar. Primavera, Verão, Outono e Inverno. Ou seja a passagem das estações. Dadas as grandes mudanças climáticas que ocorrem no planeta nos últimos anos em muitos locais temos apenas duas estações: o Inverno e o Verão. Primavera e Outono acabam se confundindo e persistem apenas como uma data do calendário.

No ciclo Solar temos ainda dois eventos muito importantes: O Solstício e o Equinócio. Cada um deles ocorre duas vezes por ano. Temos então o Solstício de Inverno e o de Verão e o Equinócio de Inverno e o de Verão. Os povos antigos valorizavam sobremaneira estes dois momentos, com festividades e comemorações. Atualmente a maioria das pessoas desconhece por completo estes eventos.

Na verdade as pessoas estão muito poucos preocupadas com o ciclo Solar, a preocupação maior é se está frio demais, ou calor demais, ou úmido demais ou seco demais….. mais para reclamação e inconformidade do que qualquer outra coisa.

O terceiro ciclo, e talvez o mais ignorado na minha opinião, é o ciclo Lunar. A Lua, nosso satélite, passa por quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. A lua controla as marés, as águas do planeta e em seu aspecto metafísico influencia diretamente nosso inconsciente. Levando em consideração que nosso corpo é formado por aproximadamente 65% de água não há como ele não ser influenciado por estes ciclos da Lua.

Mas…. em que Lua estamos mesmos?

Alguns de nós ainda guardam o hábito de olhar para o céu e observar a Lua. Alguns calendários trazem a informação do ciclo Lunar. Mas quem observa isto mesmo?

Antigamente algumas crenças eram muito fortes, como por exemplo cortar o cabelo na Lua Crescente iria acelerar o crescimento dos fios. Já na Lua Nova os fios vão ficar mais fortes. Talvez em algumas cidades do interior isto ainda seja levado em consideração, mas mais por uma tradição sem o embasamento teórico.

Mas… será que é realmente importante saber alguma coisa sobre estes ciclos. Em um mundo tão informatizado, tão conectado, tão on-line….. será que tem alguma utilidade esta informação?

De minha parte eu creio que devemos ao menos ponderar sobre estes ciclos e sobre como reagimos a cada um deles.

Devemos ao menos tentar perceber como eles influenciam nosso dia a dia, nossas ações e nossa vida.

Talvez alguns se surpreendam com as observações e percepções.

:>

Anúncios

2 comentários sobre “Os Ciclos e a nossa vida diária

  1. Concordo plenamente…somos influenciados por ciclos seja planetário,lunar,solar etc….vide a astrologia e nossos signos…

    “tudo está escrito nas estrelas”

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s