Zazen – Sentar-se

Zazen – apenas sente-se!

Zazen é uma das mais tradicionais meditações do Budismo.

Esta bem documentada na internet e em muitos livros sobre meditação.

É uma meditação simples de ser feita, exige um pouco de determinação no começo, um pouco de atenção com a técnica mas aos poucos vai se acomodando em nossa rotina diária.

Entretanto, sentar e não fazer nada é algo muito complexo para nós ocidentais. A mente entra em ação com muitos argumentos e normalmente acaba vencendo o meditador mais desavisado.

O envolvimento da mente é uma das principais dificuldades. Basicamente a mente traça metas e objetivos e isto não é compatível com a meditação.

Com meditação é assim: ou você medita ou você não medita. Não há como colocar parâmetros e comparações, atitudes que o ocidental tanto gosta. Não adianta pensar: hoje meditei 15 minutos, ontem 14… estou no caminho do sucesso!!!! Não é bem assim.

Eu experimentei o Zazen bem no começo da minha jornada pela meditação. E, confesso, fui derrotado pela minha mente. Ela conseguiu razões fortes o suficiente para me convencer a abandonar a prática. Mas não desisti da meditação, acabei por experimentar outras técnicas e fui avançando. Lenta e metodicamente.

Voltei a ela recentemente durante as sessões de ayahuasca. Foi bem natural esta ação. Sentar-se, corpo equilibrado, coluna reta, respiração, atenção, observação e olhos semicerrados. Bem básico.

Tirando algumas movimentações devido a algum desconforto físico fica-se sentado em torno de 1 hora, 1 hora e 30 minutos.

Ainda tenho que experimentar mais, principalmente em casa!

 

Zazen

Alguns links interessantes:

A Wikipedia fala sobre o Zazen.

Um texto da monja Coen.

Dicas para praticar em casa.

Como praticar Zazen.

 

Deixe um comentário

