Mão dominante – Reiki

A questão da mão dominante é muito debatida no âmbito do Reiki. Existem várias observações que podemos tecer a este respeito. Vamos ver algumas delas a seguir.

No processo da iniciação, em cada nível, alguns símbolos são colocados nas mãos do novo reikiano, simbolizando de certa forma a capacidade que ele está recebendo de canalizar a energia do Reiki.

Nas iniciações feitas no formato Ocidental do Reiki o mestre escolhia uma das mãos do novo reikiano e a denominava “mão dominante” e, nesta mão, eram colocados os símbolos referentes ao nível da iniciação. Isto seguia invariavelmente a regra de canhotos e destros, conforme a mão que a pessoa mais usava no seu dia a dia. Apesar de este ser uma escolha natural algumas pessoas possuíam igual habilidade em ambas as mãos, os ambidestros, enquanto que outros apresentavam limitações nas duas!!!!

Podemos definir o Reiki como uma técnica de cura por imposição de mãos. Assim sendo, nada mais natural que durante o processo de iniciação os símbolos, os representantes da capacidade do reikiano canalizar energia, serem colocados nas mãos. Durante a aplicação as mãos são usadas para direcionar o fluxo de energia Reiki e também para traçar os símbolos no ar para serem colocados nas posições de aplicação quando for o caso.

Entretanto, sabe-se há muito tempo que o Reiki não flui apenas pelas mãos, mas por todo o sistema energético do reikiano. Ainda podemos acrescentar duas técnicas oriundas do Reiki Tradicional Japonês: o Koki-ho, ou Reiki pelo sopro e, o Gyoshi-ho, Reiki pelo olhar. Com estas duas técnicas podemos observar que as mãos, apesar de desempenharem um papel importante na técnica não são limitantes e tão pouco excluem o restante do corpo. Muitas pessoas, a medida que sua sensibilidade aumenta, relatam percepções do Reiki fluindo pelos cotovelos, pés e joelhos.

Outro aspecto a ser considerado é a questão do Reiki não ter uma polaridade definida, não ser nem masculino nem feminino (nem Yang nem Yin) , nem positivo nem negativo e assim por diante, mas se adaptar a necessidade de quem está recebendo. Muitas técnicas utilizam a mão direita como Yang  e capaz de canalizar energia positiva, masculina, ativa e a mão esquerda como capaz de canalizar energia feminina, passiva ou negativa.

Então eu acredito que esta afirmativa, mão dominante, surgiu com a Takata e com as modificações que ela efetuou no Reiki quando trouxe a técnica para o Ocidente. Mas mesmo com a colocação dos símbolos em apenas uma mão nada impedia o Reikiano de canalizar o Reiki por ambas! O que a meu ver é algo no mínimo estranho. Temos posições de aplicação que podem ser feitas apenas com uma das mãos enquanto que outras “pedem” o uso de ambas.

Creio que hoje em dia podemos dividir os mestres da linha Usui em dois grupos:

a) aqueles que escolhem a mão dominante para colocar os símbolos durante a iniciação;

b) aqueles que colocam os símbolos em ambas as mãos.

Eu me incluo no segundo grupo. Desde as minhas primeiras iniciações eu fiz esta escolha, por não encontrar uma razão racional para a alternativa a) e também por intuitivamente ser levado a colocar os símbolos nas duas. Me sinto mais confortável atuando desta maneira.

Sei que muitos mestres de Reiki preferem seguir a tradição e escolher a mão dominante, apesar de não encontrar uma razão para tal também não vejo problemas nesta escolha.

Do lado dos iniciados, e eu já fui um reikiano nível I, II….. penso que é um pouco confuso, pelo menos eu me senti assim quando vivenciei esta situação. Se eu uso ambas as mãos para canalizar o Reiki qual a razão na escolha de uma mão dominante?

Os meus mestre seguiram a tradição e deram como resposta a minha pergunta a informação de que aprenderam assim. E continuavam a repetir sem questionar. Algo que eu não fiz!!!

Penso também que colocar os símbolos nas duas mão e não inquirir o reikiano sobre isto é um fator positivo pois não agrega mais uma dúvida, junto com tantas outras que surgem na mente do novo reikiano, no momento da iniciação e posteriormente no uso do Reiki.

Nas minhas iniciações eu menciono também esta questão de que o Reiki flui por todo o sistema energético, evitando também a limitação de que isto ocorre apenas através das mãos. Ensino também o  Koki-ho, ou e o Gyoshi-ho, o que oferece mais possibilidades, mesmo que estas duas habilidades exijam mais treino e dedicação do reikiano.

:>

Anúncios

4 comentários sobre “Mão dominante – Reiki

  1. Vi em um vídeo seu que falou que a energia do reiki se espalha pelo corpo todo do paciente, então pergunto, por que a necessidade de ir ponto a ponto no corpo da pessoa, se a própria energia se encarrega de ir em todos os lugares da pessoa? Não seria mais fácil ficar só em um lugar?

    Curtir

    • Olá Cris,
      A diferença é a sensibilidade.
      Você pode tranquilamente ficar com as mãos nos ombros e a consciência da pessoas vai puxar o Reiki para onde é necessário. Mas neste caso você não teria ideia do que estaria acontecendo com o cliente.
      Quando você segue os pontos você pode reconhecer algumas coisas a mais, pois cada ponto está ligado a um determinado aspecto. O ponto de aplicação do cardíaco é diferente do ponto de aplicação do umbilical e as percepções também são diferentes.

      Um último detalhe, não é a energia que vai ou a energia que faz algo. É a consciência da pessoa que puxa a energia através do reikiano e a utiliza. Não é a mente ou o ego do cliente que faz isso. É o seu Eu Superior ou consciência, ou alma, depende da crença de cada um!!!
      Tem alguns vídeos onde falo mais sobre isso, pesquisa aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLhLP-ImafZvezy8V2FKSJm7Prc6kl8EH5

      Grato

      Curtir

  2. Gostaria,de fazer Reik,atender pessoas com imposição das maos,pois consigo trasmitir,com as mãos,fluidos positivos,que aliviam a dor do paciente. Grata
    Silvia Mendes Gomes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s