Resistência

Os três signos de Terra, Touro, Virgem e Capricórnio, possuem uma característica em comum que provém do seu elemento: a resistência.

Ela é mais alta em Touro, atenua-se em Virgem e bem mais leve em Capricórnio. Mas existe nos três e se manifesta em todas as áreas da vida.

É uma das características, mas existem outras. Como sou um signo de Terra tenho convivido ao longo do tempo com esta situação. Por um longo tempo isto ocorreu de forma inconsciente ou podemos dizer que eu era levado pela característica.

Recentemente, após algumas vivência eu pude observar esta característica se manifestando muito claramente. E após esta observação eu consegui modificar várias situações de forma benéfica e construtiva.

Hoje em dia toda vez que eu percebo a resistência se manifestar eu me movimento no sentido de executar a atividade ou escolha que me causou a resistência. Ou seja, exatamente o contrário do que eu fazia habitualmente.

Bem, na verdade isto ainda não ocorre da forma como eu gostaria, pois nem sempre consigo observar a resistência ocorrendo e em outras vezes nem sempre eu tenho a determinação necessária para enfrentar esta resistência. Mas sinto que tenho melhorado, que estou mais consciente e mais lúcido a respeito destas situações, que não estou mais sendo conduzido por elas.

Para os signos de Terra isto é especialmente complicado pois é uma característica natural, com a qual convivemos desde que nascemos. E enquanto não surge esta percepção não há como fugir dela.

Para alguns destes três signos isto é tão forte que praticamente boicota qualquer situação nova, qualquer possibilidade de inovar e criar. Uma expressão muito comum empacado como uma mula! É muitas e muitas vezes usada para se referir a estes signos.

Assim, é com uma alegria muito grande que eu me percebo diferente ao notar esta resistência surgindo dentro de mim e tenho a possibilidade de escolher se a deixo se manifestar plenamente, se posso segurar um pouco ou então se devo enfrentá-la diretamente.

Um exemplo.

Estes dias eu estava me sentindo um pouco ruim do estômago, tinha tomado um chá mas não havia obtido um efeito muito grande.

Ao me encontrar com uma amiga notei que a sua orelha estava com as sementes de mostarda, auriculoterapia!! Lembro que no momento que vi as sementes algo brilhou, um leve insight se manifestou. E um breve diálogo interno começou:

  • a resistência surgiu, forte, definida, resoluta: auriculoterapia para que? Basta mais um chá e tudo se resolve!!! não vale a pena! Você nem sabe onde fica o terapeuta. Vai gastar dinheiro com isto!!!! Nem pense nisto!!! Imagina só, você, andando por ai com sementes na orelha.

Ao mesmo tempo em que este diálogo, tão bem conhecido, ia se desenrolando eu pude observar a resistência se manifestando naturalmente. E pude, ao mesmo tempo, confrontá-la. Resolvi interpelar minha amiga e obter dela as informações necessárias para entrar em contato com o terapeuta e marcar uma consulta.

Neste exemplo foi muito fácil observar a resistência. Mas depois desta vez eu passei por várias outras situações onde ela venceu sem que eu tivesse qualquer chance de perceber a sua atuação.

Mas sinto que estou cada dia mais atento, mais lúcido e que posso usar esta característica de uma forma mais racional, mais útil.

A minha resistência natural vai existir sempre, mas a cada dia eu torno ela mais controlável, mais prática. Ela me serve como um sinal de trânsito, me oferecendo uma informação importante a partir da qual eu posso fazer minhas escolhas de forma mais lúcida. Chegará o momento em que não serei mais controlado por ela. Chegará o momento em que usarei esta característica de forma muito eficiente em meu próprio proveito.

:>

 

Deixe um comentário

