Xamã

O Xamã é tão antigo quanto a raça humana. Ele representa um indivíduo que se diferenciava dos demais devido ao fato de possuir algumas capacidades que a maioria não tinha.

O xamã existe até hoje e sempre irá existir enquanto existirem homens, mas as suas tarefas começam a se tornar mais complicadas a medida em que o Homem se desenvolve.

No passado, nas culturas mais remotas, o xamã era uma pessoa da comunidade que passava por um processo de iniciação, que podia ser algo inato ou então obtido via um processo induzido. Essa pessoa desenvolvia poderes psíquicos com os quais ajudava a sua comunidade de várias formas: curas, adivinhações, proteção e aconselhamento entre tantas outras.

Em dois livros: Do xamanismo à ciência de Willard Johson, editora Cultrix e Éden: Queda ou Ascensão de Ken Wilber, editora Verus, podemos encontrar uma abrangente explanação sobre este tema: a evolução do ser humano.

Um aspecto que eu penso a respeito das interpretações modernas do xamã é que muitos pregam a necessidade de um retorno a estas épocas mais remotas, com as mesmas práticas e os mesmos ritos, podemos chamar isto de xamanismo tradicional. Por outro lado alguns xamãs incorporam os desenvolvimentos modernos e avançam em suas práticas, podemos chamar esta linha de novo xamanismo.

Creio que ambos, desde que se respeitem mutuamente, podem ser válidas e podem ajudar o ser humano em sua evolução. Os problemas começam quando se adotam posturas muito rígidas e agressivas o que provoca atritos, disputas, brigas e desunião.

Mas, como em todas as áreas do conhecimento humano existem bons e maus xamãs. Existem charlatães e xamãs verdadeiros.

Cabe a cada um de nós usar o bom senso para separar o que é bom e correto do que não é.

A energia de cada xamã é uma boa forma de se conhecer a pessoa. Uma energia tranquila, calma se manifesta na presença de bons e verdadeiros xamãs, enquanto que medo, receio, insegurança se manifesta na presença de pessoas incorretas, ilusionistas e falsários.

3 comentários sobre “Xamã

  1. fui enganado por um, eu até cheguei a pagar uma soma para um tratamento de sessões telepaticas eram 4 sessões ele me enviou 2 e sumiu, nunca mais me respondeu, não me enviou nenhuma explicação, sinto-me lesado, e tenho muito respeito por xamãs, mas este me deixou muito triste, me abandonou, disse que eu ia ter muita felicidade ser rico, este é o meu desabafo, obrigado por ler a mensagem. grato.

    Curtir

Deixe um comentário

