Efeito colateral no Reiki

Eu estive pensando em escrever sobre isto há algum tempo mas ainda não havia surgido a oportunidade.

Falar em efeito colateral é um pouco excessivo eu creio, mas falando de uma forma não muito séria, não muito técnica, eu creio que podemos abordar desta forma e aproveitar um pouco o assunto.

Todo reikiano percebe ao longo do tempo uma característica marcante desta técnica de cura: o calor nas mãos.

Para quem não é reikiano é algo até passível de críticas pois ao tocar em outra pessoa, ao aproximar as mãos de uma parte do corpo é natural e normal sentir um aquecimento das mãos, um calor natural que emana do corpo.

Mas o calor que o reikiano sente nas mãos, e em todo o corpo, é diferente, se destaca muito mais e é perceptível pela pessoa em quem estamos aplicando o Reiki.

O detalhe interessante é que isto não ocorre apenas em uma aplicação mais formal do Reiki, pode acontecer ao se dar um abraço, ao apertar as mãos de alguém, ao tomar as mãos de uma pessoa entre as suas por algum tempo, ao tocar uma parte do corpo de outra pessoa. Um movimento assim tão rápido já é suficiente para ativar a canalização do Reiki e para aquecer as mãos do reikiano.

Bom, então podemos agora mencionar mais diretamente qual o efeito colateral do Reiki: o calor nas mãos.

  • Porque eu chamo de efeito colateral?

É porque este calor nas mãos pode ser um tanto quanto constrangedor para o reikiano, dada a intensidade com que isso se manifesta.

Imagine a situação na qual o reikiano aperta efusivamente as mãos de outra pessoa e esta percebe o calor!

Imagine um abraço em um familiar e este nota o calor que emana deste abraço.

A intensidade deste calor, desta canalização de Reiki, pode ser muito constrangedora, pois ter que explicar o motivo de tal acontecimento para uma pessoa que não acredita nisto ou mais cética em relação a estas técnicas pode ser algo muito complicado.

Eu mesmo já passei por situações embaraçosas devido a esta característica. Em alguns casos não era nada aconselhável dizer que eu era reikiano ou falar sobre a razão de estar com as mãos quentes.

Em outras ocasiões não há nem tempo hábil para uma explicação, fica no ar um certo clima de algo mal explicado.

Assim o único efeito colateral do Reiki é este de constranger o reikiano em algumas situações.

Como eu disse no começo, nada de mais. Sendo até engraçado as vezes, principalmente nos casos em que a outra pessoa sabe que somos reikianos e interpreta corretamente o calor nas mãos como algo benéfico.

 

:>

 

15 comentários sobre “Efeito colateral no Reiki

  1. Eu tenho este calor nas mãos mesmo sem estar próximo a pessoas , isto acontece comigo na maioria das vezes quando estou relaxada e assistindo TV por exemplo, ou falando ao telefone com alguém, já aconteceu enquanto trabalhava.
    Teria uma explicação? Na maioria das vezes faço autoaplicação do reiki. E ultimamente pensei em enviar ao planeta, porque tanta energia?
    Pode me ajudar,
    Grata Heloisa

    Curtir

  2. Olá!
    Sou Reikiana nível II.
    Mas para ativar o canal, não temos que abrir o canal? E depois de fechar, não encerra? Comigo tem sido assim, eu abro e fecho.
    Se acontecer como falou, o que quer dizer? que você está aplicando Reiki o tempo todo? E se for assim, como fica a limpeza que temos que fazer antes e depois de uma aplicação? Desculpe, mas agora fiquei confusa. Grata!

    Curtir

    • Olá Cristiane,
      Grato pela visita.
      Abrir e fechar o canal? Como assim? hehehe não entendi!!!
      Vamos ver se consigo esclarecer.
      O reikiano não controla o Reiki. Ele flui o tempo todo de forma independente.
      No caso de uma aplicação nós vamos executar uma técnica, seja as posições padronizadas seja por intuição. Então a aplicação tem um início, meio e fim. Nestes casos, como é técnica tem o começo com a Oração ou Pedido de permissão, a aplicação e o encerramento com um agradecimento. Pode-se fazer um banho seco se sentir necessidade.
      Mas como canal de Reiki não funciona assim, principalmente no nível II, estamos enviando Reiki o tempo todo. Ou seja o canal está sempre aberto.
      Não sei se consegui me expressar corretamente.
      Qualquer coisa escreva e vamos nos entendendo.
      : D

      Curtir

  3. Interessante! Sim, me referi a essa oração onde dizemos, me coloco em canal Reiki para… fulano… e no final, me desligo do canal do Reiki, o que me fazia pensar que existia uma abertura e um fechamento, além de esfregar as mãos para dissipar alguma energia que possa ficar do paciente. Mas como vc diz que é o tempo todo, então, porque você falou em pedido de permissão e encerramento? Gostaria de saber também se a conduta do terapeuta, com alimentação, stress, etc, influenciam na energia. Grata pela atenção!

    Curtir

  4. E essa energia? Se manifesta quando é preciso? Porque não é sempre que esquento as mãos, mas quando faço a oração aí esquenta rapidinho. Seria desagradável ficar o tempo todo com as mãos quentes. E se eu sentir quentes? E saber que alguém presente está com algum problema, seria bom eu aplicar Reiki, ou apenas minha presença já é o suficiente?

    Curtir

    • Olá Cristiane,
      Sim, o Reiki e manifesta sempre que for necessário e sem a intervenção do reikiano.
      As mãos vão esquentar em alguns casos, não é sempre e nem está condicionado a oração ou qualquer coisa.
      O calor está relacionado com energia vital, que é a energia do nível I. É a energia física, intensa. Assim sentimos calor, nem sempre só nas mãos as vezes no corpo.
      No nível II a energia atua no emocional e mental, nestes casos ela deixa de ser quente, se torna mais sutil e mais difícil de ser percebida.
      Olha, nem sempre a gente pode oferecer o Reiki, muitas pessoas ainda não sabem o que é e não gostam muito da ideia. Se você for uma reikiana nível II só a sua presença já será suficiente.
      Grato

      Curtir

    • Olá Cristiane,
      Não afetam o Reiki. Pois ele é controlado pela Consciência e não pela mente ou pelo ego.
      Mas estas questões que você colocou afetam o canal. O reikiano não vai estar tão disponível quanto poderia.
      Entretanto, não são motivos para evitar a aplicação. Pelo contrário, ao aplicar o próprio reikiano vai se purificar!!!
      : D

      Curtir

  5. Boa tarde. Não entendo nada sobre o assunto(reiki),mas coloquei na busca “calor que emana das maõs?”,e encontrei esta página, que fiz leitura. Continuo sem entender por completo, mesmo pq nunca fiz nada parecido na vida. Não entendo o fato de minhas maõs esquentarem de vez em quando. Nunca fiz tais praticas, nem sei como são, mas mesmo assim, esquentam…Como o Sr. é conhecedor do assunto, eis aqui minha dúvida. Como podem esquentar se desconheço o que é e nunca tive contato com tais técnicas? Agradeço desde já sua atenção.

    Curtir

    • Olá Firmino,
      Legal o teu relato. Grato.
      Olha só, todos nós podemos doar a nossa energia vital. É uma qualidade de todos os seres humanos. Mas alguns possuem esta qualidade mais desenvolvida do que outros.
      Quando isto ocorre alguns sentem este calor nas mãos.
      O fato de você não conhecer as técnicas não implica em você não ter a habilidade ou não poder fazer esta doação de energia ocasionalmente. É natural.
      E é algo bem interessante não é!!!
      Um abraço

      Curtir

Deixe um comentário

