Sobre os símbolos do Reiki

Logo quando nos tornamos reikianos e começamos a usar os símbolos as dúvidas e a insegurança naturais dos primeiros tempos nos fazem automatizar um pouco o processo de uso dos símbolos.

Não é raro traçarmos um símbolo, falarmos o seu nome três vezes e logo em seguida, sem dar um tempo, passarmos para o próximo símbolo.

Talvez pela insegurança acabamos por ter uma atitude como se quiséssemos nos livrar do símbolo, pois quanto mais rápido o traçarmos estaremos prontos para outra etapa.

Por outro lado em algumas situações acabamos por repetir o mesmo símbolo incessantemente, como se isto o tornasse mais forte ou mais eficaz.

Com o tempo acabamos por nos adaptar a um determinado processo, como estes que eu comentei, e nem nos damos conta que isto não é tão útil ou que pode ser modificado, melhorado.

Mas o tempo também é um grande aliado, pois aos poucos vamos adquirindo a experiência e a segurança necessárias para nos aventurarmos em pequenas experiências, tal como traçar apenas um determinado símbolo e não todos, ou então alteramos a sequência com que são traçados e falados. Mas isto requer tempo e também um pouco de atenção para o processo particular que internalizamos.

Mas eu quero comentar mais especificamente neste post sobre um determinado aspecto dos símbolos que precisamos observar e usar a nossa sensibilidade de forma mais ativa e útil.

Cada símbolo exige um certo ritual, no sentido de que devemos observar as suas características e aproveitá-las quando estamos utilizando este símbolo. Vamos ver algumas considerações:

  • podemos começar então com Cho Ku Rei. É um potencializador da energia do Reiki e mais do que isso ele atua sobre o corpo físico, sobre a matéria densa. Estas características nos solicitam um tempo maior do que os demais símbolos no traçar, falar o seu nome e esperar um período para que a energia realmente se adense e atue sobre o plano físico. Eu diria que ele é um símbolo lento. Que exige mais nossa atenção ao período de tempo que ele necessita para concentrar a energia e atuar sobre o corpo físico, a matéria densa ou mesmo potencializar outros símbolos;
  • sobre o Sei He Ki as recomendações são muito semelhantes. Atuando sobre o corpo emocional ou transmutando energias ele precisa também de um tempo razoável para atuar, agir sobre o destino. Precisamos lembrar que as emoções podem ser muito densas, principalmente a raiva e o ódio, alterando em muitas ocaisões profundamente nosso corpo físico quando expressas. É também um símbolo lento, não tanto quanto o Cho Ku Rei.
  • já o Hon Sha Ze Sho Nen que atua sobre o corpo mental é um símbolo rápido. Ele atua na mesma velocidade do pensamento, dirigindo a energia do Reiki para o mental de forma rápida e direta. É um símbolo que pode ser também traçado apenas mentalmente, pois este é o seu campo de atuação. Entretanto, em algumas situações e seguindo nossa intuição, podemos sentir a necessidade de traçá-lo com as mãos como os anteriores;
  • o Dai Ko Myo atua sobre o corpo espiritual, assim é também um símbolo rápido. Basta pensar nele, traçá-lo mentalmente e o mesmo já estará atuando. Mas também serve a recomendação anterior, ou seja, se nossa intuição pedir podemos, e devemos, traçá-lo com as mãos.

Então desta forma os símbolos lentos precisam ser traçado com a mão e ter o seu nome falado três vezes e requerem um tempo, um intervalo, para que comecem atuar, já os símbolos rápidos podem ser traçados apenas em nossa tela mental e estarão em uso neste momento mesmo.

Outro detalhe a ser observado é que ao traçar um símbolo lento precisamos de um intervalo de tempo maior para passarmos para o próximo símbolo a ser usado, pois como vimos este símbolo irá demorar um pouco para atuar de forma plena. Isto não é tão importante com os símbolos rápidos, eles atuam de forma praticamente instantânea.

Mas há um outro fator ainda a ser considerado. O tempo do insight.

Falo em insight como algo que percebemos após usar um símbolo: seja uma imagem de uma pessoa, de um animal de uma situação, uma mensagem verbal que recebemos, um símbolo, um pensamento que nos surge na mente ou mesmo algum sintoma físico como frio ou calor.

Assim ao traçarmos um símbolo precisamos de um tempo para observar estes insights e gravá-los em nossa mente para posteriormente anotar ou comentar com o cliente. Se passamos de um símbolo para outro sem qualquer cuidado estamos impedindo que estas informações se manifestem e sejam aproveitadas.

Desta forma eu costumo recomendar aos meus alunos que não se apressem. Que tenham calma, paciência e atenção para com os símbolos, pois o uso deles é muito útil e deve sempre ser bem aproveitado.

Como eu comentei no começo do post, tirando aquele período inicial que todos nós passamos de dúvidas com a aplicação, com o tempo e com alguma dedicação podemos usar melhor esta ferramenta tão importante no Reiki, que são os símbolos.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre os símbolos do Reiki

  1. Caro Luis Felipe.
    Achei bastante interessante esse post referindo-se à velocidade de ação dos símbolos versus sua função e meio no qual eles atuam. Gostaria de saber se isso trata-se da sua experiência pessoal ou se há relatos ou bibiografia adicional sobre o assunto. Grande abraço

    Curtir

    • Olá Erica,

      Obrigado pela visita e pelos comentários.

      Esta questão da atuação dos símbolos se deve a minha percepção de uso dos mesmos nas aplicações e também nas meditações. Além da ponderação sobre a atuação deles em cada um dos aspectos a que eles se destinam, físico, emocional, mental e espiritual.

      Não encontrei nenhuma referência mais explicita sobre isto nos livros e textos que li. Mesmo assim resolvi compartilhar para que as pessoas comecem a observar e tirem as suas conclusões.

      Obrigado.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s