Florais

Os Florais, nas suas mais diversas manifestações, são um excelente recurso terapêutico.

Encontrei nas ideias do médico inglês Edward Bach uma sintonia muito profunda, minhas convicções a respeito da cura e das doenças passam pelos conceitos exposto por ele.

Um livro de referência no assunto é: Os Remédios Florais do Dr. Bach, editora Pensamento.

Em uma das muitas passagens interessantes ele diz:

– Não nos fixemos na enfermidade, pensemos apenas

em como o paciente vê a vida!

Isto nos informa que a cura passa por uma mudança de vida, de maneira de pensar da pessoa. Mudando a maneira como vemos a vida começaremos a trilhar novos e diferentes caminhos, que nos levarão a cura e a uma vida nova e mais feliz.

Os florais mais famosos são os do Dr Bach. São trinta e oito essências, divididos em sete grupos. As essências foram obtidas através das pesquisas do Dr Bach com flores silvestres da Inglaterra. Ele as colhia pela manhã e as deixava em imersão ao sol ou então as fervia, desta forma a água adquiria os impulsos e vibrações de cura próprios das plantas.

As essências do Dr Bach tem a capacidade de curar os desequilíbrios emocionais e mentais que podem gerar conflitos internos e externos e que, em consequência, geram problemas físicos.

Bach foi o primeiro, depois deles outros pesquisadores desenvolveram sistemas diferentes de essências. Algumas ainda estão em uso, outras acabaram por se perder ao longo do tempo. Temos hoje os Florais de Minas, 108 essências, criador: Breno Marques da Silva, Australiano 68 essências, criador: Ian White, da Califórnia com 132 essências, criador: Patricia Kaminski entre os mais famosos e usados.

 

Grupo

Essências

Medo

Aspen, Cherry Plum, Mimulus, Red Chesnut E Rock Rose

Indecisão

Cerato, Gentian, Gorse, Hornbean, Scleranthus E Wild Oat

Falta De Interesse No Presente

Clematis, Chestnut Bud, Honeysuckle, Olive, Mustard, Wild Rose E White Chestnut

Solidão

Heather, Impatiens E Water Violet

Hipersensibilidade A Influência E Ideias

Agrimony, Centaury, Holly E Walnut

Desânimo

Crab Apple, Elm, Larch, Oak, Pine, Star Of Bethlehem, Weet Chestnut E Willow

Preocupação Excessiva Com Os Outros

Chicory, Beech, Rock Water, Vervain E Vine

O uso dos Florais é bem simples, bem prático, mas a correta interpretação e a escolha do Floral mais apropriado pode ser um processo bem complexo.

Hoje em dia existem Farmácias de Manipulação em praticamente de todas as cidades do Brasil e elas oferecem ao menos os de Bach, sendo que algumas possuem outros sistemas de essências. Um vidro com três essências custa algo em torno de R$ 15,00. Mas o preço pode variar muito de local para local e de sistema de essência diferente.

Um espiritualista que relatou a sua experiência com os Florais na net fez a seguinte: ele usou um vidro de cada essência até o final e anotou os efeitos e as percepções que este lhe causava. Foi uma ideia muito interessante, eu penso em fazer algo assim algum dia destes.

:>

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s