Reciclagem de sacolas plásticas

Há alguns anos assistimos um embate entre ambientalistas, população e algumas empresas a respeito do uso e descarte das famosas sacolas plásticas de supermercado.

Acusações de ambas as partes, algumas pesquisas com pouca base científica, informações equivocadas, justificativas diversas e o fato é que as sacolas continuam a ser usadas.

É a velha mania de querer forçar alguma coisa. A população em geral se acostumou com as sacolas de supermercado, elas são práticas, servem para armazenar algumas coisas em casa e depois de usadas no transporte podem ainda acondicionar o lixo doméstico que é retirado pelo serviço municipal de coleta. Para as empresas a sacola serve também como meio de propaganda, para divulgar produtos, parcerias e preços.

É certo que estas sacolas acabam prejudicando a natureza e os diversos ecossistemas com os quais o ser humano interage. Mas ao mesmo tempo a sua utilidade é inegável.

Utilizar sacolas de papel é uma alternativa interessante, mas acredito que o prejuízo pode ser grande, pois ainda não temos um sistema de abastecimento de papel reciclado confiável e usar árvores para gerar o papel acaba sendo um outro problema.

As sacolas retornáveis, feitas de plástico, são uma alternativa razoável, mas entra em cena a questão cultural, as pessoas não gostam muito de carregar sacolas ao fazerem compras. Ainda podemos observar que muitas destas sacolas são produzidas sob condições nada ecológicas…

Há alguns anos atrás eu entrei em contato com alguns supermercados da região. Para alguns eu liguei, para outros mandei e-mail e para outros liguei para o serviço de atendimento ao cliente.

Infelizmente não observei qualquer mudança que tenha resultado da minha iniciativa.

A minha sugestão foi a de que os supermercados poderiam usar plástico biodegradável nas sacolas. Esta simples iniciativa poderia por fim a esta polêmica que já dura anos.

Comentei com várias pessoas, defendi a ideia, mas não tinha ainda visto ela ser colocada em prática. Acredito que o custo para produzir sacolas que se degradam sozinhas deveria ser o impeditivo para o seu uso e implementação. É claro que isto poderia ser absorvido por grandes redes de supermercados mas mesmo assim não parece ter sensibilizado os donos e proprietários dos mesmos e muito menos mobilizado a população para pedir o seu uso.

Estes dias fui fazer compra em um pequeno supermercado aqui da região: o Super Zoni. Ao sair com as compras tive uma grata surpresa!!! Destacado nas sacolas a informação que elas iriam se decompor em aproximadamente 18 meses.

Enfim uma empresa começava a utilizar a ideia que eu tive há tantos anos, é claro que provavelmente não apenas eu.

Não sei dizer se outras redes maiores já fazem o mesmo, mas qui na região de Brusque e Blumenau este é o primeiro que eu vejo.

Iniciativas como estas deixam a gente, nós que nos preocupamos com o planeta, feliz!

Sensibilidade e preocupação com a natureza são atitudes cada vez mais necessárias.

Espero que esta iniciativa seja seguida por outras empresas que utilizam as sacolas plásticas, espero que com esta popularização o custo para produzi-las se torne cada vez mais acessível e a escala de uso aumente.

Seguem algumas fotos para ilustrar:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s