Ponderações sobre o Reiki

As vezes eu me pego pensando em algumas questões relativas ao Reiki.

Duas questões que sempre geram alguma controvérsia na definição do Reiki são as afirmações: Reiki é energia vital universal e imposição de mãos.

Confesso que não gosto da maioria dos usos do termo “universal”. Normalmente é usado para indicar algo comum a todos os seres humanos, entretanto a palavra universal se refere ao Universo. Assim, é como se o termo designasse algo humano que pode ser extrapolado para todo o Universo. E isso é um equívoco, pois não temos como saber se é real esta afirmação.

Outro aspecto é o “vital”, que deriva de vida. Assim limitamos o Reiki como uma energia que atua sobre a vida do ser, mais direcionada ao corpo físico.

Neste ponto talvez seja mais um caso de implicância minha, :> mas o fato é que não me sinto confortável com esta afirmação. É claro que o Reiki atua sobre o físico, revigorando e curando, mas atua também sobre o aspecto mental, emocional e espiritual. Nestes casos o vital acaba ficando muito limitado.

Não penso que seja necessário mudar o termo vital, ou substituir, mas que ele acaba por dificultar o entendimento do Reiki isto é notório.

Na mesma linha falar em imposição de mãos é também limitante. O Reiki flui através de todo o sistema de energia do reikiano, não apenas pelas mãos.

Naturalmente ele flui através das mãos pois elas são um instrumento que usamos com muita intensidade, seja no contato com outros seres, seja para nos expressarmos ou indicarmos alguma intenção e ação.

Mas eu gosto muito do Reiki através do olhar. Mesmo sabendo que não é uma técnica fácil. Separar um olhar com Reiki de um olhar normal ou carinhoso, amoroso ou atencioso é um pouco complicado.

O Reiki através da respiração é outra possibilidade muito interessante, normalmente é muito denso, muito carregado de energia e atua sobre o corpo físico. Necessita, naturalmente, que estejamos próximos do ponto em que desejamos aplicar.

Outra forma muito importante e que grande parte de nós não dá muita atenção é o Reiki Mental. Ou seja, através do pensamento enviamos Reiki para qualquer pessoa em qualquer local. Isto fica limitado ao reikiano nível II.

Neste caso basta pensar e o Reiki estará fluindo. Quanto mais forte e direcionado for o pensamento mais energia será enviada. Pouca concentração, ou pouca atenção, tornam o volume de energia menor.

Quando os reikianos tomam consciência desta forma de envio eles começam a notar que certas pessoas, animais, plantas, locais ou situações surgem espontaneamente em nossa mente, sem que façamos qualquer esforço para isto, são momentos nos quais devemos fazer um esforço e enviar o Reiki, seja mentalmente ou mesmo através de outra técnica, como a clássica Técnica da Redução.

É importante observar que nem toda lembrança é uma necessidade de envio de Reiki, mas pode-se aproveitar a mesma para oferecer alguma energia que porventura o ser esteja necessitando.

O Reiki mental exige um certo tempo de desenvolvimento do reikiano. Pois a tomada de consciência requer energia, coisa que só acontece com o tempo, a medida que o Reiki vai nos equilibrando e curando.

Tenho visto alguns casos muito interessantes, pessoas que pouco tempo após terem feito a iniciação do nível II me procuram querendo saber um pouco mais sobre o que está acontecendo com elas, devido ao intenso volume de pensamentos e de rememorações de situações e pessoas. Elas também notam que ao pensar em enviar o Reiki a energia flui de forma quase automática.

No geral este processo demora mais para a maioria. Antes que pensem que isto é um problema ou uma deficiência eu digo que é um sinal de alerta, pois alguma coisa ainda está sendo curada na pessoa, por isto ela não usa este recurso.

No Reiki mental os símbolos desempenham um papel muito importante. Devido a capacidade dos símbolos de aumentarem a intensidade da energia e também de reduzirem, ou facilitarem, o envio eles são fundamentais. Basta traçar mentalmente o símbolo que sua intuição indica e “colar” o mesmo sobre a pessoa, ser ou situação que está se formando em sua mente. Isto é suficiente para que o Reiki seja enviado.

Por último eu sempre peço que as pessoas façam suas experiências e tirem as suas conclusões. Cada um desenvolve um método próprio para atuar com o Reiki. Precisamos apenas evitar pensamentos limitantes que impeçam o nosso desenvolvimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s