Respiração

Respiração é importante. Muito importante. Tanto que não conseguimos viver sem isto.

Mas o ponto interessante da respiração é que ela pode nos auxiliar na tomada de consciência, ou seja, no aumento da nossa lucidez, além de nos oferecer informações sobre como estamos no momento.

Entretanto, existem tantas e tão variadas técnicas de respiração que acabamos por nos desmotivar na hora de utilizar uma delas.

De acordo com o tipo de respiração um determinado resultado pode ser atingido. Podemos aumentar a nossa energia, tranquilizar as emoções, reduzir a ansiedade e o stress, entre outros.

Respirar não é apenas inspirar e expirar. Há muito envolvido nesta tarefa que nosso corpo executa desde que nascemos.

Mas o mais importante é estar atento a respiração. Mais do que aplicar uma determinada técnica visando algum objetivo.

No momento em que tomamos consciência de como esta a nossa respiração podemos alterar todo o estado de nosso ser, apenas alterando o ritmo respiratório.

É um processo bem simples, já fazemos isto quando damos um longo e prolongado suspiro! Neste momento estamos trocando o ar que se encontra estagnado na parte de baixo dos pulmões e melhoramos o estado geral do nosso sistema energético.

Procure ficar atento a sua respiração, observe como ela está: lenta, ritmada, profunda, superficial, se uma narina está mais ativa que outra.

Aumentando o processo de observação da respiração podemos associar o estado emocional ou mental que nos acostumamos a assumir. É como um padrão, quando sentimos algo específico, como raiva ou medo nossa respiração se altera. Modificando a respiração, normalmente buscando o oposto, se está rápida diminuímos por exemplo o ritmo respiratório, podemos alterar o padrão que assumimos. Dissipando o medo ou a raiva.

Estados emocionais mais avançados como uma depressão ou alterações de humor envolvem ritmos respiratórios mais elaborados e difíceis de de serem observados, mas com o tempo podemos detectá-los e também alterá-los através da respiração.

A chave para o processo é apenas a observação do estado da respiração em um dado momento.

Acostume-se a identificar isto, a estar atento.

Aos poucos obtemos a capacidade de modificar nosso campo de energia, emoções e pensamentos de forma rápida e prática, sem grandes preocupações com técnicas respiratórias.

Na verdade quanto mais mirabolante a técnica mais nos afastamos dela. Não que a técnica não tenha, ou não produza um resultado especifico muito real, apenas não temos a determinação necessária para implementá-la.

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