Oferendas

Falar em oferenda pode ser um pouco cansativo, pois o Homem usa este recurso desde tempos imemoriais. Talvez até não use esta palavra, talvez prefira agrado, presente, mimo ou algo semelhante dependendo de alguns regionalismos e da cultura de cada um.

Mas oferenda é algo se faz para alguém de quem se quer receber algo. Então temos alguém com interesse em algo ou necessitando de algo e um outro ser capaz de conceder o que está sendo pedido.

Falar de oferenda é também falar de religião, principalmente de religião. Mas não pretendo discutir religião, pois cada um tem a sua e eu respeito bastante isto.

Existem uma infinidade de oferendas, mais do que deuses e divindades, já que uma determinada divindade pode ter mais de uma oferenda preferida. Além disto quando se está precisando de algo qualquer coisa pode se tornar moeda de troca, ops…, quer dizer oferenda. :>

Na maioria das vezes o que ocorre mesmo é uma troca. Ofereço algo para receber o que necessito. E a grande parte das divindades tão próximas do ser humano, tão humanas quanto nós, gosta de receber, gosta de ser paparicada.

Normalmente estamos lidando com um ser maior do que nós mesmos, então sempre há um certo medo, um certo receio. Mesmo quando não somos atendidos costumamos pagar o pedido a ter de conviver com a dúvida de que no futuro poderemos sofrer alguma retaliação. Afinal a divindade não está tão distante assim do ser humano, tendo em vista as suas necessidades e as moedas de troca que solicita.

Mas, apesar da crítica, não estou falando mal das oferendas. Acho que são muito úteis e facilitam um pouco a comunicação com seres espirituais. O ser humano está sempre precisando de algo, então pedir e agradecer é natural.

Mas quero falar de outros aspectos relativos as oferendas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s