Essa tal de iluminação

Talvez alguns se perguntem porque eu tenho escrito sobre iluminação.

Bom, primeiro porque estou lendo alguns textos sobre isto!! :> E em segundo porque este assunto, a iluminação é um tema que está sempre na mente de pessoas que se envolvem em questões como técnicas de cura, espiritualidade, saúde, mente, entre outros.

Confesso que a minha noção a respeito da iluminação era um pouco irreal, havia um pouco de deslumbramento talvez, uma certa aura de mistério envolve o assunto e nos deixa um pouco desconfortáveis. Ms lendo, pesquisando e debatendo sobre o assunto tudo se esclarece e se torna mais acessível.

Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção foi que Buda teve vários discípulos seus que se iluminaram seguindo as suas orientações e colocando em prática os preceitos do Budismo. Nem todos se tornaram um Buda, mas muitos se iluminaram, vários outros em diversos cantos do mundo também passaram por este processo.

No Ocidente este processo é pouco comentado. Acredito que muitos ocidentais atingiram a iluminação, apenas não denominaram o acontecimento com este nome. Iluminação é realmente mais conhecido no Oriente, a cultura oriental oferece mais possibilidades de se atingir este estado, mesmo porque o aspecto espiritual não é separado da vida normal como aqui no Ocidente. É com certeza uma questão cultural.

Apesar de eu estudar as questões espirituais desde pequeno sempre tive um certo distanciamento da questão iluminação. Por um lado me parecia algo muito aquém do ser humano comum e por outro os que se denominavam iluminados me pareciam tão pequenos, tão egoístas para que eu acreditasse no que estavam falando. Talvez um pouco de preconceito meu, querendo que este fato estivesse envolvido em um certo silêncio, uma certa humildade.

Nos últimos anos estamos assistindo um incremento no interesse por estes assuntos e uma popularização de técnicas e métodos para se atingir a iluminação, bem como a exposição de mestres e gurus que afirmam terem conseguido chegar a este ponto.

Sendo verdade ou não é uma questão secundária. A iluminação é uma questão interna. É algo que se processa em nosso íntimo e se reflete no exterior.

A minha visão atual é que não é algo assim tão distante de nós, seres comuns, mas ainda exige muita dedicação e uma disciplina bem rígida para ser atingida. Concordo também com a visão do Osho de que não se pode obter a iluminação, mas é preciso se preparar para recebê-la.

Para se pesquisar existem vários termos usados para descrever a iluminação ou relacionados com ela, dependendo da cultura: samadhi, satori, nirvana, kensho, bodhi, moksha, dukkha.

Um outro aspecto que me chama a atenção é que normalmente para nós ocidentais esta questão da iluminação está muito envolvida com fenômenos paranormais e, como estes são muito mal vistos em nossa sociedade a iluminação acaba recebendo, por tabela, o mesmo status.

Lucidez e bom senso são fundamentais ao abordarmos este assunto, mas não podemos fechar a mente e nos privarmos de um crescimento. Eu, que sou extremamente cético e racional, procuro me policiar bastante ao abordar estes assunto e ao estudar e ler a respeito.

Deixe um comentário

