Chiyono e a Iluminação

A iluminação não é uma questão de merecimento. Para que ela se manifeste, é necessário que a pessoa desapareça completamente. A mente deve extinguir-se para que Deus seja. Quer você dê a isso o nome de Deus ou iluminação, é a mesma coisa.

Chiyono dedicou-se aos estudos durante anos, mas não encontrou a iluminação.

A iluminação não é algo que encontremos buscando; ela vem a nós quando toda a busca se revela inútil. E veja bem, não estou dizendo que não devemos buscar, pois se não buscar você nunca descobrirá que a busca é inútil. E tão pouco estou dizendo que não devemos meditar.

Suas meditações simplesmente servirão para limpar seus olhos, tornando-os mais perceptivos. Seu coração ficará mais alerta, amoroso e sensível.

Prepare o caminho para Deus, para que ele possa alcançá-lo. Você não poderá alcançá-Lo; pode apenas esperar, em estado de profunda confiança, para que ele o encontre.

Era nisso que Chiyono errava: ela buscava, estava por demais envolvida na investigação.

Mas esta investigação também alimenta o ego, pois “eu estou em busca”, “não sou um qualquer”, “sou espiritualizado, sou religioso, sou virtuoso.”

E, quando surge esta atitude do tipo “mais virtuoso do que você”, você está perdido para sempre. Quando surge esta ideia de que sou um santo e os outros são pecadores, pois este ego virtuoso é o mais sutil dos egos, e será muito difícil se livrar dele.

Mas, quando nos envolvemos em correntes de ouro cravejado de diamantes, será cada vez mais difícil largá-las, pois não parecerão grilhões e sim adornos valiosos.

Fonte: Encontro com pessoas notáveis. Editora Academia. Páginas 61-63.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s