A freira Chiyono

A freira Chiyono estudou durante muitos anos, mas não conseguiu encontrar a iluminação. Certa noite, carregava sozinha um velho balde de água. Caminhando sozinha, olhava a Lua cheia refletida no balde. De repente, as tiras de bambu que sutinham o balde se romperam e ele se desintegrou. A água se foi, o reflexo da Lua desapareceu e Chiyono foi iluminada.

Gravura de Chiyono e o balde quebrado feito pelo artista japonês Yoshitoshi 1839-1892.

Ela escreveu um poema:

De todo jeito

Eu tentava manter o balde firme,

Esperando que o frágil bambu não se rompesse.

De repente, o fundo escapuliu….

A água se foi,

Foi-se a Lua na água,

O vazio na minha mão.

A iluminação acontece quando acontece: não podemos ordená-la, não podemos provocá-la. Ainda assim, muito pdemos fazer para que ela sobrevenha. Mas o que quer que façamos não funcionará como uma causa. O que quer que façamos não haverá de nos trazer a iluminação, mas poderá nos preparar para recebê-la. Ela vem quando vem.

Foi o que aconteceu com Chiyono. Ela se dedicara aos estudos durante anos, praticara todos os tipos de meditação, cultivara todas as técnicas, mas não encontrará a iluminação.

Observem, que não podemos causar a iluminação, está além da nossa capacidade. Se você pudesse causá-la, ela estaria abaixo de você. Se pudesse causá-la, mais uma vez ela não passaria de um novo adorno para o seu ego. Você não é capaz de causá-la. Não pode faze com que ela aconteça. Tem que desaparecer para que ela aconteça.

A iluminação não é uma questão de merecimento. Para que ela se manifeste, é necessário que a pessoa desapareça completamente.

Que é a iluminação? A capacidade de nos ver como realmente somos. Ficamos absolutamente vazios do ego. Quanto mais você se conscientiza menos você é. 

Fonte: Encontro com pessoas notáveis. Editora Academia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s