Mudanças

Muitas vezes ouvimos a expressão: fulano não muda nunca!!

Nestes momento paramos para observar se realmente o fulano em questão passou por alguma mudança durante o período que o conhecemos.

E em muitas destas vezes somo obrigados a concordar com a afirmação: as pessoas não mudam com o passar do tempo, nem com o sofrimento, nem com a felicidade.

Mas esta não é uma regra. Mudanças acontecem todos os dias, todos os minutos, então o que esperar de uma vida inteira.

Na verdade acontecem muitas coisas. As possibilidades são infinitas.

Primeiro é preciso manter a mente lúcida, atenta, assim podemos observar vários aspectos interessantes. Muitas pessoas mudam para melhor, outras tantas permanecem iguais a vida toda e, algumas pessoas pioram um pouco, ou muito, com o tempo.

Vamos observar mais atentamente o primeiro caso, das pessoas que mudam. O mais comum é que as pessoas passem por alguma dificuldade na vida e a partir disto busquem alternativas que as faça crescer e superar o momento. Muitas nem percebem o processo, nem sentem o que está acontecendo, seguem por instinto. Algumas poucas tem a feliz capacidade de perceber o momento e as mudanças, o que torna o processo mais produtivo, útil e rápido.

Algumas pessoas nunca mudam. Isto é verdade, no geral algumas pessoas se mantém iguais a vida inteira, com pequenas alterações que passam sem ser notadas. Não que isto seja algo de todo ruim. Pessoas boas ou pessoas más passam a vida inteira fazendo as mesmas coisas, repetindo os mesmos atos, sejam erros ou acertos. Na verdade é como se fosse uma necessidade da alma este excesso de estabilidade, como se na essência elas precisassem deste tempo para se adaptar, se reciclar, se conhecer um pouco mais.

Por último algumas pessoas parecem piorar com o tempo. Neste caso com o passar do tempo e com as vivências as pessoas deixam cada vez mais transparecer aspectos internos que não são mais contidos. São pessoas que não conseguem conter o aspecto de Sombra, o lado ruim, que todos temos. As vezes é um momento de choque quando percebemos estas situações, seja com um familiar, que muitas vezes admiramos, com um amigo querido ou mesmo com um conhecido que de repente comete um, ou uma série, de atos totalmente fora do contexto natural. Desde coisas simples como pequenos furtos até coisas inomináveis. Neste momento é como se perdessemos as esperanças tamanho é a decepção. E quando a mudança percebida começa a se tornar permanente a frustração cresce.

Na verdade todos mudamos. O tempo todo.

Perceber as mudanças é que é uma tarefa complicada. Reconhecer as mudanças, fazer as correções devidas, assumir as responsabilidades é realmente uma tarefa complexa. Mas é uma das atividades com que nos comprometemos ao retornar para uma vida física.

O exercício de observar isto nos outros é ótimo como preparação para fazer o mesmo com a nossa vida. E, neste ponto, a sinceridade é muito importante. É preciso se coerente, não podemos usar dois pesos e duas medidas, ou seja, é preciso avaliar os outros e a nós mesmos usando a mesma medida, o mesmo peso.

E um fato importante. É um análise, uma observação, não deve se transformar em um julgamento, uma condenação!!

Estamos todos aqui no planetinha azul em fase de aprendizagem, de experimentação e crescemos com isto, avançamos com nossos erros e acertos. Julgar e punir excessivamente estes atos só atrapalha a aprendizagem.

É hora de começar, é sempre hora de começar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s