Como o Reiki funciona

Na minha visão temos o seguinte:

a) absorvemos Rei, energia cósmica, pelo chakra coronário e absorvemos Ki, energia telúrica, pelo chakra básico e pelos chakras plantares;

b) estas duas energias passam pelo corpo do reikiano e se concentram no chakra cardíaco, onde então se fundem na criação do Reiki;

c) depois o Reiki se espalha pelo sistema energético do reikiano e sai em várias direções. Preferencialmente sai pelos membros superiores e inferiores, mãos e pés já que estes estão na periferia do corpo, mas nossa aura inteira emana o Reiki. Tem um texto interessante do William L Rand mostrando este processo;

A energia telúrica, da Terra, é usada em muitos sistemas de cura, cito o processo de quelação, descrito pela Barbara Brennan no livro Mãos de Luz, página 277. E eu acredito que ela, energia telúrica, tem a contra-partida energética para se unir com a energia Rei capaz de dar origem ao Reiki.

Da forma que eu descrevi o Reiki não se utiliza da energia Ki do reikiano, preservando-a, ao mesmo tempo em que contempla o nosso sistema energético com a passagem das energias Rei e Ki para a formação do Reiki. A comprovação desta informação pode ser obtida junto aos próprios reikianos que relatam não terem mais a percepção de perda de energia após a iniciação em Reiki.

É interessante observar que esta visão elimina uma questão, muito explorada principalmente na internet, do canal reikiano estar sujo ou limpo. Pois desta forma não há participação do Ki do reikiano no processo. E também justifica o fato, também muito comentado, de que o reikiano fica com 20-30% da energia Reiki que canaliza.

Pode-se comentar também a possibilidade da se usar a energia Kundalini junto com a energia Rei. Esta hipótese não pode ser considerada, visto que, mesmo a Kundalini é energia do próprio reikiano.

Mais uma possibilidade considerada é o uso da energia do Tantien, normalmente referido com Tantien Inferior, que se encontra três dedos abaixo do umbigo. Esta situação se torna inviável pelo mesmo motivo do parágrafo anterior: é também energia do reikiano.

Este assunto está longe de ser um consenso entre os reikianos. Acredito que muito se pode aprender com este debate, mas na minha percepção esta visão que apresentei é a mais aceitável de todas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s