Possibilidades

Tenho pensado em duas possibilidades.

A primeira consiste em que tudo no Universo possui uma pequena fagulha divina, autônoma, sensível e em crescimento. Tudo desde uma pequena bactéria. Passando pelos diversos reinos: animal, mineral e vegetal.

Todos possuem em si uma pequena parcela do criador que os faz crescer, avançar, evoluir. Esta pequena fagulha é responsável então pela coesão necessária a própria existência e manifestações destes reinos.

Não discuto aqui a validade de cada um, a superioridade de cada um. Mas faço referência a ser cada um dos integrantes destes reinos um ser e, como tal, possuem consciência. Os graus em que ela se expressas são, desta forma infinitos, como são infinitas as formas de expressão de Deus.

Esta visão soa um pouco, ou talvez muito, fantasiosa. Já que considerar uma pequena pedra dotada de consciência pode parecer uma loucura. Ainda mais considerar que esta mesma pedra pode evoluir.

Mas é uma visão plausível por considerar que tudo o que existe provém de um criador. Criador este inteligente, de uma inteligência que supera a nossa pequena inteligência humana.

Uma segunda possibilidade fala de que Deus mantém tudo no Universo. Mas concede autonomia a uma pequena parcela de seres, neste caso apenas aos reinos animais e vegetais.

O restante da criação é mantido continuamente e de forma ininterrupta por Deus. A energia que provém do criador se encarrega de manter a coesão dos diversos sistemas.

Esta segunda opção não me parece muito inteligente, ou funcional. Devido a necessidade constante de atenção a ser dispensada pela divindade. Não que ela não tenha capacidade para isto, mas porque seria uma perda de tempo.

Além disto muitos não incluiriam os vegetais nesta opção, já que não conseguem comprovar a existência de inteligência entre eles. Mesmo que algumas experiências já tenham sido feitas onde a sensibilidade das plantas a música, por exemplo, tenha ficado patente.

Outros por considerar o ser humano como os únicos merecedores e capazes de receber esta dádiva, consciência, também desprezarão esta possibilidade.


Naturalmente me sinto inclinado pela primeira possibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s