Aniversário da Morte de Takata

A Mestra de Reiki havaiana Hawayo Takata faleceu em 12 de dezembro de 1980.

Takata foi decisiva para a disseminação do Reiki no ocidente. O fato de morar no Havai e este pertencer ao Estados Unidos da América forma o portão de entrada do Reiki no Ocidente.

Mikao Usui fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai, uma instituição com a finalidade de cuidar da divulgação e ensino do Reiki.

Entretanto a Gakkai é muito fechada, não aceitando reikianos nem mestres estrangeiros, atualmente está praticamente sem atuação.

Veja mais informações em: http://www.casadaenergia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=8&Itemid=69

Se o Reiki fosse depender da atuação da Gakkai provavelmente estaria hoje agonizando no Japão. E o mundo estaria privado desta imensa ferramenta de luz.

Pode-se atribuir também a Takata a criação de diversos mitos sobre o Reiki, muitos sobre a figura de Mikao Usui. Sobre ele ser um padre cristão, reitor de universidade e vincular a busca do Reiki a Jesus, entre tantos outros que até hoje circulam em livros e na internet.

Alguns mestres de Reiki aprofundaram suas pesquisas e puseram por terra todos estes mitos. Podemos citar: Walter Lübeck, Frank Arjava Petter e William Lee Rand no livro El Espiritu de Reiki, sem tradução ainda para o português. Neste livro eles trazem provas conclusivas de que muitas destas informações são totalmente falsas.

Entretanto não pode-se julgar a atitude da Takata de forma leviana e considerá-la errada. Ela bem sabia das dificuldades que uma técnica oriental teria para ser aceita no ocidente. E ela deve ter experimentado toda esta dificuldade, pois mesmo com todos os benefícios que o Reiki pode proporcionar ele deve ter enfrentado muita resistência nos seus primeiros anos.

Assim, o trabalho pioneiro e corajoso de Takata deve ser antes de tudo louvado.

O Reiki que temos hoje em todo o mundo se deve ao trabalho dedicado e especial que esta senhora nos legou.

Um muito obrigado do fundo do meu coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s