Bom-senso, educação e convivência

Ao longo de vários momentos postando na net, em grupos de discussão, orkut entre outros, pude observar a dificuldade que se tem nos relacionamentos virtuais que se estabelecem.

Fica muito evidente a grande dificuldade da maioria em aceitar os resultados de um post. Principalmente se o resultado for uma crítica, mesmo que branda. Quando o resultado é uma carícia no ego, uma exaltação de qualidades nem sempre reais a aceitação é muito facilitada.

Se na vida real reagimos com dificuldade perante críticas, constrangimentos ou demonstrações de nossa incapacidade no mundo virtual isso abre uma possibilidade muito grande de revide, agressões amplas e a criação de situações muito embaraçosas, para dizer o mínimo.

Na vida real nem sempre conseguimos responder a altura. Acabamos engolindo sapos em nossos relacionamentos pessoais, no trabalho, no trânsito. No mundo virtual sempre temos tempo para digerir a situação mas quase sempre esquecemos disto e acabamos por reagir intempestiva e raivosamente.

Quando postamos algo na net, em qualquer ferramenta disponível, um orkut por exemplo, estamos dando, implicitamente, a liberdade de outro participante opinar sobre o assunto. Por mais pessoal, íntimo e precioso que seja.

No momento em que recebemos uma crítica precisamos então usar a educação, o bom-senso e as regras mínimas de convivência para reagir de forma adequada.

O caminho mais fácil é a troca de informações, de idéias, para tentar esclarecer o assunto. Infelizmente este é o caminho que as pessoas esquecem!!!

Um comentário sobre “Bom-senso, educação e convivência

  1. Não preciso repetir que gosto de suas colocações estou aqui novamente.agora sobre o post.É exatamente assim que acontece, o que vejo aqui luis é que o comportamento autodefensivo do ´´eu“,que sustenta sua ´´existência “tentando sempre fazer prevalecer ´´suas idéias“sobre as idéias do outro. Isso é um mecanismo de sobrevivência do ego,pois o ´´ego“ é cego ele se recusa encarar a realidade,que ele não tem absolutamente nada ,apenas pensamentos,opiniões e idéias emprestadas que ele se orgulha em mostrar ,como se aquilo fosse realmente dele,uma obra original,e se ele prevalece, isso lhe da força e vida.tudo isso é uma grande ilusão,fator de sofrimento entre os ´´egos “.o problema é que o ´´outro“ quer o mesmo.É por isso que enquanto o ´´ego“ estiver presente vai haver conflito,se houver paz ,não será real,mas somente um acordo político,uma aliança entre ´´egos“.obrigado por mas esse.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s